O método PROMETHEE-SAPEVO-M1 é o resultado da parceria entre os pesquisadores Moreira, Santos e Gomes, sendo destinado a análises de problemas complexos de avaliação, considerando múltiplos critérios de influência e fornecendo resultados relacionados a problemáticas de ordenação.

A modelagem é uma variante do método PROMETHEE (Brans et al., 1984), onde foram adicionados conceitos axiomáticos presentes no método SAPEVO-M, evolução do método SAPEVO (Gomes et al., 1997), realizando uma junção de dois métodos de análise multicritério.

O método viabiliza avaliações com dados de diferentes naturezas, sendo os dados qualitativos avaliados de forma ordinal e os dados quantitativos avaliados de forma cardinal. Outro ponto do método é permitir uma estrutura ordinal para obtenção dos pesos, fornecendo uma estrutura transparente quanto a subjetividade do analista. A modelagem provê três formas de análise, sendo elas avaliações de preferência parciais, totais ou por intervalos, permitindo ao decisor ter uma espécie de análise de sensibilidade por meio da comparação entre resultados apresentados mediante cada tipo de análise.

Eng. Miguel Ângelo Lellis Moreira (IME)

miguellellis@hotmail.com

            

Prof. Dr. Marcos dos Santos (IME)

marcosdossantos_doutorado_uff@yahoo.com

              

Prof. Dr. Carlos Francisco Simões Gomes (UFF)

cfsg1@bol.com.br

              

Grupo de Pesquisa LEGGO (Laboratório de Estudos de Governança, Gestão e Otimização)